Entre em contato com seu anfitrião para não causar surpresa ao chegar. Combine todos os detalhes até a data de volta, que deve ser respeitada.
Leve um presente, que pode ser uma bebida, um doce típico, um livro e se souber o estilo pode até levar um CD de musica brasileira.
Colabore com as despesas da casa, ou se preferir observe o que se consome na casa e faça uma surpresa.
Pega bem preparar um jantar típico brasileiro, mas peça autorização para usar a cozinha, deixando-a limpa tal qual a encontrou.
A regra é não fazer bagunça, porém você deve ajudar na limpeza. Ajude nas pequenas tarefas do dia-a-dia, sobretudo quando não há empregada.
A maioria dos europeus não tem o hábito de tomar banho todos os dias, por isso ofereça-se para contribuir com a conta de água.
Leve sempre os seus produtos de higiene pessoal, xampus, hidratantes, creme de barbear e maquiagem e use apenas o que for seu.
Não use desnecessariamente o telefone, não faça interurbanos e nem dê o número da casa a ninguém.
Respeite os horários de chegada e saída praticados na casa.
Reponha tudo o que consumir em relação a bebidas e comidas da casa: só pegue um vinho se puder colocar outro igual no lugar. A regra vale para tudo o que você estragar por azar ou inépcia.
Para preservar o amigo e ser convidado a uma próxima visita, reserve o ultimo dia para limpar tudo, tirar a comida perecível da geladeira, deixar luzes e gás desligados e colocar o lixo para fora.
Procure dar um presente a dona da casa e também, agrade a empregada com algum dinheiro.