X

Cuidados ao viajar para a Chapada dos Guimarães

Roupas Adequadas

Leve roupas leves, camisetas, bermudas, calçado firme no pé para caminhadas, e que possa ser molhado, capa de chuva (de outubro a maio), agasalho (sempre esfria à noite, principalmente de maio a setembro), uma pequena mochila para lanche e água durante as caminhadas, binóculos, máquinas fotográficas sempre são bem vindos, um boné ou chapéu, meias absorventes e grossas para não dar bolhas nos pés.

Vacinas

Não é preciso nenhuma vacina, mas recomenda-se atualizar a vacina anti-tetânica.

Mosquitos

Apenas no amanhecer e entardecer há próximo aos cursos de água a ocorrência do mosquito “pólvora”, também chamado de “porvinha”. Recomendamos o uso de repelentes apenas para as pessoas alérgicas, mas ficam proibidas de tomarem banho em cachoeiras, principalmente dentro do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

Protetores Solares

O sol de Chapada, principalmente no período da seca (maio à setembro), é forte, recomendamos o uso, sobretudo nas excursões com trechos de caminhadas, mas o IBAMA também exige que não se permita o banho em cachoeiras usando protetores solares, bonzeadores e óleos.

Cobras e Animais Peçonhentos

Os acidentes com cobras e outros animais peçonhentos são raríssimos embora os guias instruções de primeiros socorros enquanto vão diretamente para o Hospital Santo Antônio de Chapada.

Hospitais e Farmácias

O Hospital Santo Antônio situado no centro da cidade possui médicos de plantão regularmente, com um pequeno bloco cirúrgico para pequenas intervenções, um pronto socorro para emergências, um antigo aparelho de raio X, e algumas dezenas de leitos para internações, atende pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Possui duas ambulâncias para deslocamento para o Pronto Socorro de Cuiabá e demais hospitais da capital. A cidade possui três farmácias que ficam abertas até às 21 horas.

admin: