O fígado humano tem limiar médio de 80g, equivalente a seis latinhas. Beba menos que isso e a probabilidade de dano hepatotóxico será reduzida.
Multiplique o teor alcoólico da bebida, que está no rótulo, pela quantidade de mililitros ingeridos. Ex.: Cerveja 0,05 X 355ml = 17,75. Você terá que parar na quarta latinha.
Perca peso. A gordura encontrada em seu abdome saliente pode comprimir os intestinos, dificultando a absorção e estimulando bactérias a fermentarem as sobras desencadeando doenças.
Faça check-ups periódicos, pois, doenças como a esteatose hepática (ou doença hepática gordurosa) causa, no máximo um desconforto do lado direito do abdome.
Evite tomar Paracetamol (acetaminofen), pois o mesmo libera um subproduto danoso que destrói as células do fígado, e o álcool potencializa esse fenômeno.
Se você toma algum remédio há muito tempo fique atento, e peça a seu medico um teste de função hepática. Anabolizantes e drogas como a cocaína são extremamente tóxicos.
Trate seu fígado com respeito. Lave tudo antes de comer, evite contato sexual sem proteção e tome cuidado com os frutos do mar.