X

Alimentação pós-parto

Não faça dieta por conta própria no pós-parto, recomenda Patrícia Davidson, nutricionista carioca. Má alimentação nessa época pode diminuir a produção de leite. Só depois da amamentação opte por regimes mais restritos.

–Nas primeiras semanas, evite alimentos que favoreçam a produção de gases, como chá preto e laranja. Isso ajuda o nenê a não ter cólicas. Fazer a refeição em local tranqüilo e mastigar bem também ajuda.

–Prefira alimentos integrais como pães, biscoitos, arroz integral, pois garantem maior saciedade por causa das fibras e fornecem vitaminas do complexo B ao organismo.

–Fuja do açucar refinado.

–Aumente a injestão de líquidos (tais como água, sucos de frutas naturais, água-de-coco, chás de frutas, sopas) para pelo menos dois litros ao dia a fim de garantir a boa produção de leite.

–Coma alimentos ricos em gorduras essenciais  (ômega 6 e ômega 3 ). Elas serão passadas para o nenê. Pesquisas indicam que mais da metade das conexões cerebrais durante o primeiro ano de vida, assim como a integridade do sistema nervoso, dependem dessas gorduras fornecidas pela mãe, através do leite materno.

–Inclua na alimentação, duas vezes por dia, algum farelo rico em fibra. Alterne entre o farelo de semente de linhaça, o de arroz e o de aveia.

–Escolha comidas com grande quantidade de antioxidantes, a exemplo de frutas e vegetais frescos ou desidratados, como alecrim e orégano, pois são ricos nessas substâncias.

paulojorgepires_eek05neo:
Artigos relacionados