A drenagem linfática tem se tornado uma febre entre as vaidosas de plantão. Mas, por não saber exatamente do que se trata, muita gente se engana com profissionais que prometem muito e explicam pouco.
Conversei com a fisioterapeuta dermato funcional Juliana Borges, especialista em tratamentos estéticos e pós-operatórios, e ela esclareceu minhas dúvidas. Dá uma olhada:
Como funciona a drenagem linfática?
Na drenagem linfática manual é utilizada a pressão das mãos com manobras específicas que se baseiam na anatomia e fisiologia do sistema linfático para drenar líquidos excedentes no corpo. Ela é indicada para pessoas que retêm líquidos, têm celulite ou problemas circulatórios. Também é muito utilizada após cirurgias plásticas por contribuir para um retorno mais rápido na sensibilidade nas áreas operadas.
A partir de quantos anos uma menina pode fazer?
Não existe nenhuma restrição, mas o ideal é após a primeira menstruação.
Drenagem linfática retira gordura do corpo? Ajuda a reduzir medidas?
A drenagem linfática não elimina gordura, mas sim líquidos excedentes no corpo. Existe uma sensação de perda de medida, pois a pessoa acaba desinchando.
Ela ajuda a acabar com a celulite?
Um dos fatores envolvidos na celulite é a retenção de líquidos no tecido subcutâneo. Portanto, a drenagem linfática pode auxiliar. De qualquer modo, o indicado é que seja associada a outros tratamentos.
E a prevenir celulite?
O procedimento favorece uma melhor circulação nas áreas massageadas, por isso ajuda bastante a prevenir a formação de celulite.
De quanto em quanto tempo deve ser feita?
Depende da indicação, mas em geral, o indicado a uma pessoa saudável é uma vez por semana.