Esqueça que os vinhos mais velhos são os melhores, isso nem sempre é verdadeiro. É válido por um limite de tempo e só para vinhos sofisticados. Evite comprar vinhos com mais de quatro anos, principalmente os brancos.
Examine a garrafa, o nível do líquido e as condições da rolha.
Se sob a luz amarelão vinho branco estiver muito amarelado, e o tinto muito acastanhado, revela oxidação (características alteradas pelo contato do líquido com o ar) dos líquidos.
Guarde a garrafa em lugar escuro, arejado e de temperatura estável, ou uma adega. Ponha a garrafa deitada para evitar o ressecamento da rolha.
Guardar os brancos na parte inferior e os tintos na parte superior, posto que resistem melhor as temperaturas mais altas.
Compre apenas uma garrafa do vinho que ainda não conhece, se aprová-lo, compre mais.
Para reduzir a chance de comprar vinho oxidado, escolha locais com boa rotatividade de estoque. Prefira o setor de bebidas de grandes supermercados, lojas especializadas ou importadoras, mas para preços mais acessíveis e qualidade garantida, procure as vinículas.
Harmonize a bebida com a comida: pratos delicados pedem vinhos leves / frutados, molhos elaborados, vinhos mais encorpados. Comidas agridoces, vinhos menos secos, frutos do mar, espumantes secos.
Nos contra-rótulos das garrafas há sugestão de pratos e características dos vinhos.
Alguns pares: comida italiana com vinhos Chianti, parrillada argentina para tinto Malbec, queijos salgados (roquefort, gorgonzola) para vinhos doces tipo Late Harvest, Ementhal com Sauvingnon blanc, para os portugueses, bacalhau.