X

Dicas de etiqueta à mesa

Na hora de sentar-se a mesa, espere a dona da casa sinalizar para todos seguirem. Não demore para atender ao chamado, não sente antes da indicação onde cada um deve sentar-se e jamais ponha os cotovelos na mesa.

A ordem de uso dos talheres é de fora para dentro mas, em caso de dúvida, observe alguém próximo. Não troque de talher rapidamente nem comente em voz alta sobre qual talher pegar.

Discretamente, limpe a boca antes de usar os copos para não manchá-los. E não beba a água ou o vinho todo de uma vez.

Segure a faca com a mão direita e o dedo próximo a lâmina, e ao mesmo tempo maneje o garfo com a mão esquerda. Caso a comida não precise ser cortada segure o garfo com a mão direita.

Corte os alimentos apenas à medida em que come. Não pique todo o prato para em seguida utilizar apenas o garfo.

Tome a sopa com a colher de lado, não com a ponta. E não soprar para esfriá-la.

Caso a salada não venha em pedaços ideais, dobre as folhas apenas com o garfo.

Para comer um coquetel de camarão, por exemplo, use uma colher para o molho e pedaços, e a mão para os camarões inteiros.
Caso haja comida que você não gosta, sirva-se de porção mínima e coma o que puder, e caso seja perguntado, dê uma desculpa como estar de regime, por exemplo.

Evite falar apenas com a pessoa mais conhecida, rir ou falar alto e responder olhando para o prato.

Caso o garçom ponha uma tigela com água (lavanda) à sua direita, utilize-a para molhar as pontas dos dedos. Se puser à sua esquerda, utilize apenas depois de terminar de comer.

Caso derrame bebida na mesa, desculpe-se moderadamente. Se for comida, em pequena quantidade, limpe disfarçadamente, em grande quantidade, vá até o banheiro. Se alguém derrubar algo em você, diga que não foi nada, e, se puder, diga algo divertido para reduzir o constrangimento da situação.

Caso o talher caia, peça discretamente outro ao garçom.

Não comece antes dos anfitriões, não coma depressa nem devagar demais. Tente manter a harmonia comendo e bebendo com moderação.

Elogie a comida que realmente lhe agradar.

Mantenha a atenção ao garçom para facilitar-lhe o trabalho de servir.

admin:
Artigos relacionados