Na hora do banho dê preferência a uma água não muito quente ou fria, para não retirar a oleosidade natural da pele forçando o organismo a produzir mais sebo.
Escolha um sabonete especifico para o rosto afim de não agredir mais ainda essa região.
Adquira o hábito de limpar a pele corretamente, produtos específicos para cada região e fique à vontade para usar maquiagem. Porem, busque maquiagem para pele oleosa e opções com o chamado efeito “mate” para um aspecto mais seco.
Evite também os lencinhos umedecidos, pois eles aliviam o desconforto mas podem incentivar a produção de sebo. Prefira ter sempre a mão uma loção adstringente, lenços de papel ou placas de algodão.
Prefira cortes sem franja mas, se não houver opção, deixe o cabelo preso o maior tempo que conseguir, posto que a oleosidade dos cabelos acaba prendendo-se ao rosto, além de abafar a pele.
A poluição e a oleosidade em excesso facilitam a inflamação cutânea.
Para proteção solar também existem produtos específicos para pele oleosa: gel, gel-creme ou fluido. Escolha a forma que agradar mais e no mínimo FPS 30.
Quanto ao chocolate, a ciência não chegou a um consenso se sua gordura influencia ou não no problema. Preste atenção a seu próprio metabolismo e observe se o consumo muda sua pele.
O ar condicionado resseca o ambiente e desidrata a pele. O corpo reage a perda de água produzindo óleo. Evite esse efeito hidratando-se ao máximo.
Antes de dormir, depois de fazer a limpeza use um produto que reduza a oleosidade, mas não esqueça de retirá-lo pela manhã.