X

Dicas para falar bem em público

Para vender uma idéia é preciso saber qual o melhor modo de apresentá-la para convencer seu interlocutor.

Defina claramente o objetivo da sua apresentação, escolhendo a mensagem correta ao discurso mais adequado. Domine o assunto para o público entender bem a mensagem.

Escolha uma forma organizada de apresentar seu tema. Exponha de forma clara a introdução, os pontos a serem desenvolvidos e a conclusão. Faça anotações para servirem de apoio ao seu discurso. Veja a possibilidade de preparar um material gráfico ou audiovisual para enriquecer sua apresentação, mas sem abusar para não cansar o público.

Use suas melhores aptidões e seus conhecimentos sem tentar parecer o que não é. Ao contar uma história para distrair o ambiente, escolha uma que realmente achar divertida, se for um exemplo, use um interessante para você mesmo.

Imagine que o publico é composto por pessoas interessantes e agradáveis, considerando que você tem uma experiência valiosa para passar e seus interlocutores estão dispostos.

Conheça seus interlocutores e coloque-se no lugar deles: descubra suas necessidades, inquietações, preocupações e interesses. Dessa forma assumira um papel que despertará atenção, e será mais simples manter contato.

Controle a situação e o tempo: agradeça a quem lhe apresentou o público, se for o caso, depois olhe sorrindo para o público afim de estabelecer um vínculo. Você pode escolher duas ou três pessoas simpáticas e dirigir-se alternadamente a cada uma.

Não comece imediatamente, para não demonstrar pressa, use algum tempo para atrair a atenção do publico. Lembre-se que você decidirá quando começa, quanto tempo dura e quando termina.

Relaxe e aproveite o momento, respire devagar. Fale de maneira simples, sem gritar ou murmurar, nem depressa nem devagar demais.

Se você cometer algum erro, sorria sem dissimular, compartilhe o momento com o público.

Siga a ordem planejada e não se estenda alem do previsto: mais não é necessariamente melhor.

Concentre-se no tema a apresentar e não em si mesmo: direcione sua energia para o mais importante, que é fazer com que sua imagem chegue de forma clara, agradável e afetiva.

paulojorgepires_eek05neo:
Artigos relacionados