X

Sobre o Tétano e seu tratamento

Doença bacteriana causada por toxina produzida pelo Clostridium Tetani, comumente encontrado em espinhos e ramos de plantas, pregos e latas enferrujadas, instrumentos de lavoura e outros objetos contaminados por fezes dos ruminantes. Uma pessoa com carie pode colocar pedaços de capim na boca: é o suficiente.

Não é contagioso, mas provoca espasmos e contrações musculares. Também provoca apnéia e infecções respiratórias em casos graves, e é considerada uma das doenças infecciosas de mais alta letalidade.

A maior partes dos casos se desenvolve em ferimentos nos membros inferiores. Os médicos recomendam lavar bem os ferimentos e procurar um serviço de saúde.

Conhecida desde 1500 aC, sua primeira vacina foi produzida em 1893 e faz parte do calendário infantil de vacinação. Também é disponibilizada em todos os postos de saúde.

A criança deve receber uma dose da vacina aos dois, quatro e seis meses. O primeiro reforço se dá quando completar um ano e meio. Entre quatro e seis anos deve ser dado o segundo reforço. Depois disso deve-se tomar uma dose a cada dez anos.

paulojorgepires_eek05neo:
Artigos relacionados