Beba chá frio de amaranto e respire saúde!

Não é novidade para ninguém que a linhaça e a quinoa são alimentos considerados amigos da saúde, pelos benefíficios que trazem ao nosso organismo. O que nem todos sabem é que existe outro cereal, altamente nutricional chamado amaranto, que começa a ser muito conhecido no Brasil e que tem a sua origem na região dos Andes.

O amaranto pode ser encontrado em flocos semelhante aos flocos de aveia. Há muitas formas de consumir este cereal: misturar com frutas e iogurte, utilizá-los na preparação de pães, bolos, doces, sopas, vitaminas. Também pode ser consumida em forma de pipoca pois, quando aquecidas, as sementes estouram, à semelhança do milho.

O amaranto também pode ser consumido como chá frio o que, além dos benefícios que traz para a saúde, ajuda o bom funcionamento do organismo, pelo que pode ser também uma boa opcção.

Mas os benefícios do chá frio de amaranto não ficam por aqui. A bebida é rica em proteínas, vitaminas, aminoácidos e minerais como cálcio, fósforo, potássio e tem alta concentração de fibras alimentares.

As propriedades naturais do chá frio de amaranto incluem ação antioxidante, que combate os radicais livres, aumenta a oxigenação do metabolismo e reforça o sistema imunológico. A ingestão do chá de amaranto ainda colabora na redução dos níveis de colesterol, pois inibe a enzima responsável pelo acúmulo de colesterol no organismo e auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose e cancro.

Receita do chá frio de amaranto

Tome nota da receita e confira o vídeo do programa Globo Repórter que ensina como fazer chá frio de amaranto.

Ingredientes :

– Grãos de amaranto

– Cravo

– Canela

– Açúcar mascavado

Modo de preparar :

Os grãos ficam 24 horas de molho. Depois, são cozidos, e o caldo é misturado a uma infusão de cravo, canela e açúcar mascavado.

Depois das 24 horas, deve escorrer a água e colocar o amaranto que ficou no fundo ao fogo de volta para a panela. É preciso colocar um litro de água. Deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos. O amaranto vai engrossar o caldo.

Depois, deve coar a mistura. O líquido que sobrou na jarra forma a bebida gelada. Leve para o liquidificador a parte sólida do amaranto que restou no coador e triture mais um tempo. Depois volte a peneirar com água essa mistura. Nessa segunda peneirada, vai obter um líquido mais espesso que forma o chá quente.

Coloque a cravo e a canela. Depois, é só adoçar e colocar o limão. No final, tem um refresco de amaranto, uma bebida energética, repleta de sais minerais e proteínas.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *