Terapia de casal pode ser a solução

A relação afectiva, além de saudável, é muito importante para a vida das pessoas. No entanto, conviver e compartilhar diariamente sua vida com outra pessoa, pode ser um grande desafio e nem sempre é fácil.
A vida a dois muitas vezes acaba por se desgastar, começando por pequenas divergências de opinião, seguindo-se discussões sobre a relação que não levam a nada, por aquelas manias que o outro tem. São diversos os fatores que vão se acumulando e fazem com que o casal se vá afastando, chegando ao ponto de não conseguirem manter aquele diálogo tão necessário e útil nos momentos de crise.

Quando pensamos que tudo falhou, que chegou o momento de colocar um ponto final num relacionamento estável ou no casamento, procurar uma terapia de casal pode ser uma ajuda preciosa para encontrar um caminho que traga felicidade para os dois.

Mas afinal, terapia de casal funciona?

Quando o assunto é este, a pergunta mais comum é “Terapia de casal funciona?” Será que vale a pena? E a resposta é sim, mas é preciso saber desde o início que não existe uma fórmula mágica para salvar relacionamentos. A terapia tem como objectivo fazer com que as pessoas parem por algumas horas e revejam a vida a dois, se dediquem a olhar para si, para sua vida, repensem suas atitudes e dificuldades, enfrentem os sentimentos que julgam difíceis de lidar.

Esta terapia deve ser acompanhada por um profissional habilitado para o efeito, num local apropriado. No entanto, a função do terapeuta de casal não é dar receitas. O terapeuta de casal irá identificar os problemas e ajudar o casal a descobrir novas possibilidades de ação e a conseqüente resolução de conflitos.

Não existe hora certa e nem como definir quando começar terapia de casal, mas é fundamental que, antes de tudo, o casal consiga reconhecer a insatisfação para evitar que as discussões e crises cheguem a um ponto extremo. A principal pista é saber reconhecer quando as discussões começam a fazer com que se perca o respeito.

Quem procura a terapia de casal deve saber também que o objetivo não é evitar o divórcio, e sim melhorar o relacionamento, tentar uma reconciliação. No entanto, nada impede que ambos cheguem à conclusão de que serão mais felizes separados. Nesses casos, mesmo que a dor seja inevitável, a terapia de casal ajuda as pessoas a enfrentarem a situação de forma menos traumática.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *