Como fazer arroz doce

Ingredientes :

1 chávena grande de arroz  (carolino)

2 chávenas de água

1 pitada de sal

3/4 de chávena de açúcar

3 cascas de limão

1 pau de canela

3 chávenas de leite meio-gordo

1 colher de sopa de manteiga ou margarina

4 gemas de ovo

canela em pó para polvilhar, raspa de chocolate ou raspa de limão a gosto

Preparação :

Lavar o arroz antes de cozer. Depois numa panela cozer em 2 chávenas bem cheias de água quente com uma pitada de sal, em lume brando. Deixar absorver completamente toda a água. Verifique se o arroz está bem cozido. Se por acaso o arroz estiver ainda um pouco duro, adicione um pouco mais de água.

Acrescentar agora ao arroz, o açúcar, as cascas de limão, o pau de canela, o leite e a manteiga ou margarina e mexer até o açúcar se dissolver. Continuar a mexer constantemente, até sentir que o preparado começa a ferver e a engrossar, (cerca de 10 minutos).

Numa tigela, mexer as gemas, acrescente duas a três colheres de sopa do preparado e misturar bem (para as gemas não ficarem cozidas).

Agora pode retirar as cascas de limão e o pau de canela da panela e acrescentar muito de vagar as gemas, mexendo sempre, em lume muito brando, até o preparado engrossar, retire do lume conforme o gosto, isto é, mais ou menos líquido para ficar cremoso.

Deitar o arroz para uma taça ou tacinhas individuais e polvilhar com canela em pó, raspa de chocolate, frutos secos ou raspa de limão. Servir morno ou frio.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *