Como preparar um bom chá

A infusão é geralmente utilizada para preparar todo o tipo de chás a base de flores, folhas e frutos carnosos. Se utilizar este método, deve colocar a “planta” num recipiente e colocar a água fervente. Em seguida o recipiente deve ser tapado por aproximadamente 10 minutos.

Através da decocção (fervura) preparam-se as partes duras dos vegetais, tais como raízes, sementes, caules e cascas de caules e raízes. Sendo que neste processo as partes da planta são colocadas num recipiente com água fria e só depois deverão receber fervura por 5 ou 10 minutos.

Independentemente do processo utilizado é ideal que as partes utilizadas do vegetal sejam picadas, pois este procedimento favorece a passagem dos princípios ativos da planta para água.

É importante lembrar que qualquer chá preparado através da infusão ou decocção deve ser tomado no mesmo dia em que foi feito. Grande parte dos indivíduos, dá preferência ao chá ainda quente, pois os chás feitos há muito tempo, oxidam, perdendo parte do sabor e parte dos seus princípios ativos.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *