Vença o medo de dirigir

10 dicas práticas para você vencer o medo de dirigir

1) – Procure trabalhar sua respiração. O ansioso respira muito rápido e “curto” – apenas com o tórax e não da forma correta envolvendo também o abdômen. De boca fechada, inspire lentamente pelo nariz e vá sentindo o ar chegar até os seus pulmões. Depois expire devagar pela boca.

2) – Faça algum tipo de atividade física ou relaxamento muscular, para produzir endorfinas que irão neutralizar a química da ansiedade noradrenalina.

3) – Inicie uma aproximação com o carro dentro da garagem. Entre, ajuste o banco, sinta o espaço interno, ligue e desligue o carro.

4) – Ainda dentro da garagem, ligue o carro e faça pequenos movimentos para frente e para trás.

5) – De voltas no quarteirão em horários sem movimento. Procure ruas tranqüilas e que não tenham crianças.

6) – No começo, escolha um ou dois trajetos. Isto evitará ansiedade.

7) – Marque em sua agenda, pelo menos duas vezes por semana para praticar o exercício de dirigir. Esta prática deve ser considerada como uma tarefa do dia-a-dia. O hábito diário fará você adquirir confiança.

8) – Quando se sentir confiante, inicie trajetos maiores ou que tenham subidas e uma maior quantidade de veículos.

9) – Não se assuste com os sintomas da ansiedade que se manifestarão no seu corpo: tremedeira, taquicardia, transpiração. Elas tenderão a diminuir.

10) – Dirija inicialmente para você. Não tente provar nada para os outros. Isto diminuirá as expectativas sobre você e baixará a ansiedade.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *